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Regras de Funcionamento dos Multiplayers
Começar a Jogar
O primeiro pressuposto importante é que para jogar nos multiplayers é necessário estar logado no site. Depois é necessário ir até à página do jogo pretendido, onde surge uma lista de utilizadores disponíveis para jogar, os jogos que estão a decorrer ou acabaram há menos tempo e o número de utilizadores online nesse jogo.
Protocolo de Jogo
Quando se chega à página do jogo é sempre possível criar disponibilidade para jogar. Convém referir que ao contrário dos desafios, neste caso a disponibilidade só fica activa enquanto se está na página do jogo, pelo que não é aconselhado criar a disponibilidade e depois ir para outros jogos, porque há um período de tempo enquanto a disponibilidade se mantém activa após sair da página, e nesse período alguém pode aceitar e o jogo começar sem se perceber (embora depois seja cancelado sem perda de pontos se não for iniciado por ambos os jogadores). Assim sendo convém sempre cancelar a disponibilidade antes de sair da página.
Nesta versão do protocolo não é possível rejeitar adversários de forma explicita. A partir do momento em que se cria disponibilidade sem restrição para um utilizador específico, qualquer outro utilizador pode aceitar.
Quando alguém aceita a disponibilidade para jogar, o site irá automaticamente perceber isso e irá refrescar a página passando a mostrar o jogo. Para ajudar a compreender que o jogo foi aceite colocamos uma notificação sonora no início do jogo (que futuramente poderá ser configurada se está activa ou não). Paralelamente, caso seja o próprio utilizador a aceitar um jogo do adversário, a página também será automaticamente refrescada e surge de imediato o jogo.
Fica ainda a nota de que não é preciso andar a refrescar a página manualmente para ver se há novas disponibilidades, pois o site faz isso automaticamente nos tempos que consideramos aceitáveis e sem comprometer a performance do portal.
Outra nota importante é que todas as disponibilidades aparecem na lista, incluindo a nossa e a de utilizadores que restrinjam o jogo a alguém. Nestes 2 casos não é obviamente possível aceitar esse jogo. Caso seja dirigido exclusivamente a nós, é possível rejeitar.
Início do Jogo
Após 2 utilizadores terem aceite jogar, e já com a página refrescada e a mostrar o jogo, é necessário que ambos se conectem ao novo servidor e inicializem o jogo. Caso nenhum dos utilizadores o faça durante 3 minutos, o jogo é automaticamente cancelado e podem voltar a criar novas disponibilidades. Caso apenas um dos utilizadores inicialize, 90 segundos após o fazer irá perguntar se o adversário não entrou, e caso se confirme irá cancelar o jogo (sem derrota para o adversário). Convém realçar que a partir do momento em que se activa o jogo não convém sair da página, pois não é possível voltar a activar, e porque se depois o adversário também activa, irá ser atribuida derrota por desistência. Por fim, e no cenário mais comum, ambos aceitam e o jogo irá começar.
Final do Jogo
Num cenário em que tudo corra normalmente, o jogo irá terminar quando as regras desse jogo assim o determinarem, e um dos utilizadores irá ser considerado vencedor, e receber pontos do adversário. Em certos jogos é também possível que o jogo termine empatado. Caso algum dos jogadores por algum motivo saia do jogo ou perca conectividade, o servidor irá monitorizar isso e após 1 minuto irá ser-lhe atribuida derrota. Caso ambos saiam ou percam conectividade ao mesmo tempo, o servidor irá reconhecer isso após 3 minutos e irá considerar o jogo nulo.
Sistema de Pontuação
O sistema de pontuação será em tudo semelhante ao dos desafios, ou seja, em primeiro lugar existe o conceito de nível, que varia entre 1 e 10, sendo o 1º dos 0 aos 49 pontos, o 2º dos 50 aos 99, e assim sucessivamente até ao 10º que é a partir dos 450 para cima. Depois quando termina um jogo o vencedor recebe 10 - (nível vencedor - nível vencido), e o vencido perde 10 - (máximo do nível dos 2 - mínimo do nível dos 2). Para mais detalhes, consulta este link. O ranking dos multiplayers é reiniciado no inicio de cada mês.
Regras dos Jogos Multiplayers
Escolha o jogo para o qual pretende ler as instruções detalhadas de como funciona:
Objectivo do Jogo
O principal objectivo do jogo é conseguir obter melhor pontuação que o adversário nas 11 palavras que são colocadas para tentar adivinhar, tendo para tal que decifrar as palavras no menor tempo possível.
Estrutura do Jogo
A estrutura do jogo é relativamente simples, existindo uma base de dados de palavras divididas em 12 categorias, que são aleatoriamente escolhidas e misturadas para mostrar aos dois jogadores (convém referir que é exactamente a mesma palavra, misturada da mesma forma, de forma a garantir a mesma dificuldade no jogo).
Categorias de Palavras
As 12 categorias existentes são: Animais; Cidades; Cores; Desportos; Flores; Frutas; Marcas; Nomes; Oceanos, Mares e Rios; Paises; Montanhas e Ilhas; e Verbos.
Como jogar
Depois de já ter entrado no jogo, e lido as instruções iniciais, o jogo fica em estado de espera até a primeira palavra ser gerada. Para cada palavra, os utilizadores têm 15 segundos para tentar responder, após o qual será automaticamente considerada como palavra falhada. Entre cada jogada, poderá haver uma espera pela resposta do adversário. Os resultados vão sendo actualizados no canto inferior esquerdo.
Sistema de Pontuação
O sistema de pontuação deste jogo é relativamente simples. Em cada ronda, no caso de se falhar a palavra (quer por ter passado o tempo, quer por errar a palavra), obtém-se sempre 0 pontos. Caso o jogador acerte, os pontos serão iguais ao número de letras da palavra a multiplicar pelos segundos que ainda tinha disponíveis. Por exemplo, se a palavra a adivinhar for Copenhaga (9 letras) e se acertar em 10 segundos (ficariam a faltar outros 5), daria 45 pontos (9 letras x 5 segundos).
Fim do Jogo
Após as 11 palavras, se persistir o empate de pontos, são apresentadas até mais 4 palavras para tentar desempatar. Após as 11 rondas, quando algum dos jogadores tiver mais pontos que o seu adversário, é considerado vencedor. No decorrer do jogo, em caso de abandono de algum dos jogadores, o seu adversário ganha automaticamente o desafio.
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Trivia Social
Publicidade
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Jogo Live2Play
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Balance É tudo uma questão de precisão no teclado e paciência...