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Regras de Funcionamento dos Multiplayers
Começar a Jogar
O primeiro pressuposto importante é que para jogar nos multiplayers é necessário estar logado no site. Depois é necessário ir até à página do jogo pretendido, onde surge uma lista de utilizadores disponíveis para jogar, os jogos que estão a decorrer ou acabaram há menos tempo e o número de utilizadores online nesse jogo.
Protocolo de Jogo
Quando se chega à página do jogo é sempre possível criar disponibilidade para jogar. Convém referir que ao contrário dos desafios, neste caso a disponibilidade só fica activa enquanto se está na página do jogo, pelo que não é aconselhado criar a disponibilidade e depois ir para outros jogos, porque há um período de tempo enquanto a disponibilidade se mantém activa após sair da página, e nesse período alguém pode aceitar e o jogo começar sem se perceber (embora depois seja cancelado sem perda de pontos se não for iniciado por ambos os jogadores). Assim sendo convém sempre cancelar a disponibilidade antes de sair da página.
Nesta versão do protocolo não é possível rejeitar adversários de forma explicita. A partir do momento em que se cria disponibilidade sem restrição para um utilizador específico, qualquer outro utilizador pode aceitar.
Quando alguém aceita a disponibilidade para jogar, o site irá automaticamente perceber isso e irá refrescar a página passando a mostrar o jogo. Para ajudar a compreender que o jogo foi aceite colocamos uma notificação sonora no início do jogo (que futuramente poderá ser configurada se está activa ou não). Paralelamente, caso seja o próprio utilizador a aceitar um jogo do adversário, a página também será automaticamente refrescada e surge de imediato o jogo.
Fica ainda a nota de que não é preciso andar a refrescar a página manualmente para ver se há novas disponibilidades, pois o site faz isso automaticamente nos tempos que consideramos aceitáveis e sem comprometer a performance do portal.
Outra nota importante é que todas as disponibilidades aparecem na lista, incluindo a nossa e a de utilizadores que restrinjam o jogo a alguém. Nestes 2 casos não é obviamente possível aceitar esse jogo. Caso seja dirigido exclusivamente a nós, é possível rejeitar.
Início do Jogo
Após 2 utilizadores terem aceite jogar, e já com a página refrescada e a mostrar o jogo, é necessário que ambos se conectem ao novo servidor e inicializem o jogo. Caso nenhum dos utilizadores o faça durante 3 minutos, o jogo é automaticamente cancelado e podem voltar a criar novas disponibilidades. Caso apenas um dos utilizadores inicialize, 90 segundos após o fazer irá perguntar se o adversário não entrou, e caso se confirme irá cancelar o jogo (sem derrota para o adversário). Convém realçar que a partir do momento em que se activa o jogo não convém sair da página, pois não é possível voltar a activar, e porque se depois o adversário também activa, irá ser atribuida derrota por desistência. Por fim, e no cenário mais comum, ambos aceitam e o jogo irá começar.
Final do Jogo
Num cenário em que tudo corra normalmente, o jogo irá terminar quando as regras desse jogo assim o determinarem, e um dos utilizadores irá ser considerado vencedor, e receber pontos do adversário. Em certos jogos é também possível que o jogo termine empatado. Caso algum dos jogadores por algum motivo saia do jogo ou perca conectividade, o servidor irá monitorizar isso e após 1 minuto irá ser-lhe atribuida derrota. Caso ambos saiam ou percam conectividade ao mesmo tempo, o servidor irá reconhecer isso após 3 minutos e irá considerar o jogo nulo.
Sistema de Pontuação
O sistema de pontuação será em tudo semelhante ao dos desafios, ou seja, em primeiro lugar existe o conceito de nível, que varia entre 1 e 10, sendo o 1º dos 0 aos 49 pontos, o 2º dos 50 aos 99, e assim sucessivamente até ao 10º que é a partir dos 450 para cima. Depois quando termina um jogo o vencedor recebe 10 - (nível vencedor - nível vencido), e o vencido perde 10 - (máximo do nível dos 2 - mínimo do nível dos 2). Para mais detalhes, consulta este link. O ranking dos multiplayers é reiniciado no inicio de cada mês.
Regras dos Jogos Multiplayers
Escolha o jogo para o qual pretende ler as instruções detalhadas de como funciona:
Objectivo do Jogo
O objectivo deste jogo é conseguir fechar mais quadrados que o adversário, dos 25 que são apresentados no tabuleiro de jogo.
Estrutura do Jogo
O jogo é constituído por uma grelha de 5 por 5 quadrados, em que cada quadrado tem as suas 4 arestas (algumas delas partilhadas com outros quadrados), que podem ser clicadas sequencialmente pelos utilizadores. No lado direito do jogo temos sempre a indicação do símbolo que representa cada um dos utilizadores e a quantidade de quadrados que já fechou.
Como jogar
A jogabilidade é extremamente simples, bastando clicar na aresta do quadrado pretendida. Depois entra a lógica do jogo, em que convém evitar 'oferecer' ao adversário quadrados na fase inicial do jogo e preparar a sequência final onde se consegue fechar vários de seguida, isto porque é atribuída uma jogada extra sempre que se consegue fechar um quadrado.
Sistema de Pontuação
O sistema de pontuação é apenas um indicador simples da contagem dos quadrados fechados por cada utilizador.
Jogadas Automáticas
Para evitar que os jogadores demorem demasiado tempo a efectuar uma jogada, existe um temporizador de 25 segundos que passa a vez para o outro utilizador, dando ainda a possibilidade de uma jogada extra ao adversário, penalizando desta forma quem tenta safar-se às jogadas complicadas. Se o utilizador, por 3 vezes consecutivas, não efectuar a jogada, ser-lhe-á atribuída derrota no jogo.
Fim do Jogo
Quando o tabuleiro estiver totalmente preenchido (sem nenhuma aresta para clicar), o jogador que tiver mais quadrados fechados vence o jogo. No decorrer do jogo, em caso de abandono de algum dos jogadores, o seu adversário ganha automaticamente o desafio.
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Trivia Social
Publicidade
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Jogo Live2Play
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Sudoku Multiplayer Consegues vencer um adversário a decifrar um puzzle Sudoku?